Filtros:
Escrito em: 11 de setembro de 2019

Tire o passaporte e saia à caça de carimbos


Viagem é tudo de bom não é? E quando é para o exterior, é melhor ainda. Mas muitas delas podem deixar de ser maravilhosas se não prestarmos atenção nos detalhes. Um ponto muito importante de ser levado em consideração é o passaporte. Então acompanhe algumas dicas de como fazê-lo pra que não tenha sustos e possa curtir essa experiência fantástica que é conhecer o mundo.

Antes mesmo de comprar bilhetes aéreos, reservar hotéis entre tantos outros detalhes da viagem, é importante ter o Passaporte em mãos e para fazê-lo é muito simples. O Passaporte é um documento de identificação solicitado, exclusivamente, por seu portador, que deverá estar presente tanto na solicitação quanto na entrega do documento pronto. Ele é emitido pela Polícia Federal e impresso pela Casa da Moeda do Brasil.

Para emitir o Passaporte, é preciso seguir os seguintes passos:

1- Para fazer ou renovar é necessário apresentar a mesma documentação original em todas as vezes.

2- Após reunida toda a documentação, é necessário preencher o formulário de emissão de passaporte. Lembre-se de sempre preencher com os dados de documentos que você de fato utilizará no dia do atendimento (dados da CNH e não do RG, por exemplo). Ao final do preenchimento, após o envio dos dados pelo site, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU) junto com o protocolo gerado.

3- Pague a GRU gerada, respeitando a data de vencimento. O valor atual (setembro/2019) é de R$ 257,25 e pode ser pago em qualquer agência bancária ou lotérica. Caso não consiga pagar até a data do vencimento, é possível gerar outra GRU.

4- Após a compensação do pagamento, que pode levar de 1 a 3 dias, agende seu atendimento presencial , escolhendo um dos postos de emissão que serão apresentados ao final do agendamento. Caso precise reagendar, é importante que saiba, por questões de segurnaça, que será possível reagendar apenas 2 vezes a cada 30 dias.

5- Compareça ao posto escolhido, no dia e horário agendados com pelo menos 15 minutos de antecedência, munido da documentação original como listado na etapa 1. Guarde o boleto e leve junto com ele o comprovante de pagamento, o número do protocolo e o comprovante de agendamento. Durante o atendimento serão conferidos os dados preenchidos no formulário, serão coletadas as impressões difitais (quando possível) e será tirada uma fotografia facial (com exceção apenas de menor de 3 anos). Após este atendimento, o Passaporte estará disponível para entrega após 6 dias úteis.

6- Acompanhe sempre o e-mail informado no preenchimento do formulário. Você será notificado por lá. Mas a qualquer momento pode-se acompanhar o andamento do pedido, usando a ferramenta consultar andamento disponível no site.

7- O Passaporte é entregue pessoalmente e apenas para o titular, ainda que menor de idade, sempre no mesmo lugar da solicitação e nos horários indicados. Passaportes prontos que não forem retirados em até 90 dias, serão cancelados com perda total das taxas já pagas. É imprescindível apresentar documentos de identificação na hora da retirada, preferencialmente os mesmos apresentados no dia da solicitação. Na entrega será solicitada a conferência de uma digital e/ou assinatura (quando possível). O atendimento será por ordem de chegada, não sendo possível marcar horário.

Preenchidos todos os requisitos e finalizados todos esses procedimentos, é só curtir e pensar nos inúmeros destinos incríveis que esse mundo nos oferece para encher o Passaporte de Carimbos.

Aproveitem e boa viagem!!

Bruna Bernardon
VOUS Viagens

Links disponíveis no texto
documentação, formulário de emissão, consultar andamento