Filtros:
Escrito em: 10 de dezembro de 2019

Não é só de pão que se vive o Homem, é de Salsicha também.


Se você pensa que os alemães vivem à base de salsicha? Siiiiiim, estão extremamente certos. Apesar de terem outros pratos típicos com carnes, peixes e batatas; doces de deixar as pessoas babando, a salsicha é o prato mais consumido por eles e pelos turistas que passam pelo país. Acreditem se quiser, até na salada eles colocam salsishas. Enquanto o Império Inca nem tinha começado no resto do mundo, em Regensburg (hoje Wurstuchl), inaugurava uma “loja de comida”, taverna mais antiga em funcionamento no mundo, desde 1.146 d.C. Lá começou a produção de salsichas que datam de 1.800, sendo paixão nacional até hoje. Em alguns outros lugares, a produção começou em 1.300.

Antes de sair do Brasil a gente pensa que salsicha é salsicha e fim. Mas nada disso faz sentido quando se viaja pela Alemanha e se prova uma infinidade de opções. No país das salsichas, o que a gente entende por salsicha deve ser, praticamente, um desaforo. Lá, são inúmeros tipos, com seus sabores, cores e temperos diferentes. Em cada região costuma-se comer um tipo específico e de maneiras diferentes. Comem cruas, fritas ou cozidas. São mais de 1.000 tipos de salsichas diferentes, mas selecionamos apenas as mais curiosas, divertidas e diferentonas pra falar.

Começaremos então com a entrada e nada melhor do que salada pra essa ocasião. A Wurstsalat é, basicamente, rodelas de salsicha (do tipo Lyoner ou Regensburger), cebolas temperadas com azeite e vinagre, cebolinha e um pouco de açúcar para temperar. Esse é um prato bem comum na Oktoberfest, para aqueles que curtem ficar tomando uma cerveja da boa com um bom acompanhamento.

Weisswurst é a salsicha branca. É muito consumida na região da Baviera e preparada a partir de carne de Vitela e toucinho de porco fresco. Por trás da história dela tem um ditado “que as salsichas não devem ouvir os sinos da igreja anunciar o meio dia.” Por ser extremamente perecível, as salsichas são preparadas de manhã cedo e devem ser consumidas no café da manhã. Esse tipo se come cozida e sem a tripa, apenas o recheio.

A seguir, uma salsicha que divide opiniões. Afinal, fígado está longe de ser o queridinho da galera. A Leberwurst é a salsicha de patê de fígado. Além desse ingrediente, em algumas regiões, colocam cebola, especiarias, bacon e carne moída. Na Alemanha, ela é servida cortada em fatias, como presunto ou salame, e tem como acompanhamento pepinos ou mostarda. Mas também pode ser passada no pão. Nada de pânico! Vale a experiência de provar essa salsicha diferentona. Com todos os ingredientes juntos, você nem pensa em fígado.

Pra finalizar vamos falar da famosa Salsicha de Nuremberg. Assim como em muitos outros lugares, a Salsicha de Nuremberg faz parte da História e é considerada Patrimônio da cidade. Ela se diferencia das outras em seu formato. São mais finas e medem mais ou menos uns 7cm, adquirindo o formato de um dedo. Sabem por quê? Conta-se que no tempo da Idade Média, quando as tabernas fechavam muito cedo, as salsichas ganharam esse formato para poder passar pelo buraco da fechadura, assim, a venda continuava mesmo com o estabelecimento fechado. Ela é consumida, normalmente grelhada, acompanhada de pão ou batatas e sempre de uma boa cerveja alemã. A fome e a criatividade vão longe não é mesmo?! Hehehehe

Bruna Bernardon

VOUS Viagens